Quando o vidro elétrico do carro fica lento ou simplesmente não funciona, isso causa um enorme aborrecimento. Afinal, você não tem uma alavanca que possa utilizar para baixar ou subir o vidro, pois ele é somente elétrico.

Então, é necessário descobrir a causa do problema e levar o veículo a um especialista. Entretanto, se você quer ter uma ideia do que pode estar causando o problema antes mesmo de chegar à oficina, trouxemos hoje 4 motivos que podem deixar os vidros elétricos lentos ou inoperantes.

Verifique um por um esses fatores para, quando chegar ao mecânico, ter a certeza de que não será passado um orçamento diferente do que você realmente precisa.

 

Os motivos que fazem o vidro elétrico ficar lento

 

1 – Mau contato na fiação

O primeiro teste que você tem que fazer quando perceber a lentidão nos vidros elétricos é o teste da fiação. Para isso, estacione o carro em um local onde possa abrir a porta com folga. Abra a porta e verifique a sanfona entre a porta e o carro.

É ali que passam os fios do sistema elétrico da porta. O teste consiste em mexer nessa sanfona ao mesmo tempo em que aciona os vidros elétricos. Se os vidros ameaçarem funcionar mais rápido, então o problema é o mau contato na fiação.

Será necessário levar a um especialista para que ele abra o local e conserte os fios que, provavelmente, estão partidos.

 

2 – Alarme

Em carros onde os vidros elétricos são acionados pelo acionamento do alarme, é importante lembrar que todos esses componentes se tornam parte de todo o sistema elétrico do veículo. Dessa forma, um defeito em um dos componentes pode comprometer o outro.

Muitas vezes, o defeito do vidro elétrico lento está no alarme, e não no vidro em si. Dessa forma, observe se os vidros elétricos ficam lentos somente quando acionados pelo alarme, ou se estão lentos também no acionamento pelas portas.

Caso somente o acionamento do alarme apresente lentidão nos vidros, então muito provavelmente o problema é no sistema de alarme interligado aos vidros.

 

3 – Motor do vidro

O vidro elétrico é acionado através de um motor que o “empurra” para cima e o “puxa” para baixo. Esse motor também é um componente elétrico, mas tem suas funções mecânicas. Se ele não estiver funcionando corretamente, o acionamento do vidro pode ficar lento, ou pior, o vidro pode ficar “caindo” para baixo enquanto você aciona o motor para cima.

Se, ao acionar o vidro, ele não se move, mas você escuta barulho de algo se movendo dentro da porta, certamente o problema é nesta peça. Se o vidro ficar travado em uma posição enquanto você aciona a peça e houver o mesmo barulho, também é sinal de defeito no motor do vidro.

Será necessário abrir o painel e trocar o motor. Geralmente, este problema ocorre em somente uma das portas.

 

4 – Bateria

Se o problema é vidro elétrico lento em todas as portas, seja qual for a forma de acionamento, provavelmente é um sinal de que a bateria do carro está próxima do fim de sua vida útil. Faça o teste de exaustão com outros sistemas elétricos.

O teste consiste em ligar 2 ou mais sistemas elétricos ao mesmo tempo e verificar se o vidro fica ainda mais lento. Caso positivo, então certamente você precisa trocar a bateria do seu carro.

Se for este o caso, a GG Baterias pode ajudar. Encontre as melhores marcas de bateria automotiva para todos os veículos. Fale agora com um de nossos especialistas e resolva seu problema.