Certamente você já passou por uma situação desesperadora quando seu carro não quis pegar a ignição de jeito nenhum. Você vira a chave, e de novo, e mais uma vez, e nada. A sensação é frustrante.

Com o tempo, isso começa a acontecer mais vezes, até que você percebe que se trata de um problema de desgaste da bateria automotiva, sendo necessário trocar a peça. Mas será que não existe nada que possa ser feito para evitar essas trocas?

Na verdade, existe sim. No post de hoje, você vai aprender o que fazer para a bateria do carro durar mais tempo entre as trocas.

O desgaste da bateria

A bateria do carro sofre desgaste naturalmente com o uso. Dependendo da marca e do perfil de uso do motorista, ela pode durar mais de 5 anos sem que seja necessária uma única troca. Com o passar do tempo, a bateria começa a perder sua capacidade de segurar carga elétrica, o que causa as falhas na hora de ligar o carro.

Uma bateria muito desgastada já não consegue mais pegar carga suficiente para manter o carro funcionando. Para evitar isso, vamos te dar algumas dicas que, apesar de simples, fazem toda a diferença.

O que fazer para a bateria do carro durar mais?

Não deixar o carro parado

Quando a bateria está em repouso, ela continua desprendendo um mínimo esforço elétrico para manter funções básicas do carro caso estas sejam acionadas. Como exemplo temos o alarme e a trava elétrica.

Deixar o carro parado durante muitos dias pode esgotar a carga da bateria, e toda vez que você esgota essa carga, o desgaste é maior. Evite deixar o carro parado durante muito tempo. O ideal é ligar o carro pelo menos 2 vezes por semana, mesmo se você não for sair da garagem.

Caso for viajar e passar muito tempo fora, desconecte os cabos da bateria para evitar esse desgaste.

Não ligar o carro com ar-condicionado já ligado: mito ou verdade?

Isso depende muito do carro em si. Modelos mais modernos já não sofrem desgaste se você ligar o carro depois de ligar o ar-condicionado, pois possuem um sistema dedicado para o ar. Modelos mais antigos ainda não possuem essa capacidade, então é melhor evitar.

E os faróis?

Ligar o carro com os faróis ligados pode “puxar” energia da bateria com mais força, o que causa desgaste. O ideal é desligar os faróis para dar a partida e só depois acender novamente.

Fazer revisão

A saúde da bateria depende também de outros componentes, como o alternador, que transforma energia mecânica em energia elétrica para a bateria. O ideal é realizar uma revisão para verificar as condições gerais e garantir que a bateria vai durar mais.

Você pode contar com a GG Baterias para adquirir sua bateria nova, além de encontrar dicas novas em nosso blog periodicamente. Faça seu orçamento sem compromisso agora mesmo!