As estações mais frias do ano têm certa influência sobre o seu veículo. Se você não sabia disso, está na hora de começar a tomar os cuidados necessários. Baixas temperaturas podem modificar pequenos detalhes em seu carro que, se forem negligenciados, chegam a gerar grandes problemas.

Felizmente, o frio no Brasil dura poucos meses, mas ainda assim é necessário prestar atenção aos sinais e cuidar de seu veículo da melhor forma possível. Nós vamos te ajudar com isso.

 

Veja quais são os cuidados com o carro no frio

1 – Ar condicionado

Sim, nós sabemos que a última coisa que você quer fazer no frio é ligar o ar condicionado de seu carro. Entretanto, essa prática é necessária e faz parte dos cuidados com o carro no frio. Deixar o sistema de ar condicionado muito tempo desligado gera o ressecamento da lubrificação, além de favorecer a proliferação de bactérias.

A dica é deixar o carro na garagem, ligado, e ligar o ar condicionado durante 15 minutos. Faça isso uma vez por semana e você já estará se prevenindo.

 

2 – Fluido do radiador

Em algumas regiões do Brasil, o frio pode chegar a congelar a água do radiador. E mesmo nas regiões onde isso não acontece, a água muito fria pode causar problemas. Por isso, mais um dos cuidados com o carro no frio inclui a correta solução do fluido do radiador, que é de 50% de água desmineralizada e 50% de aditivo à base de etileno glicol.

Isso altera o ponto de ebulição e solidificação da água, evitando que ela ferva ou congele.

 

3 – Tanquinho

Se você tem um carro flex, talvez saiba que ele possui um reservatório de gasolina próximo ao motor. Sua função é ajudar na ignição do carro em dias muito frios, para usuários que rodam apenas com etanol. Como o etanol demora mais para fazer o carro pegar, o tanquinho dá a ignição inicial.

Entretanto, como no Brasil é difícil a ocorrência de temperaturas abaixo dos 15° C, esse tanquinho fica esquecido. Se a gasolina do tanquinho estiver muito velha, ela pode ressecar algumas peças do carro, causando vazamentos, além de não ajudar em nada na ignição. Portanto, trocar a gasolina do tanquinho frequentemente faz parte dos cuidados com o carro no frio.

 

4 – Bateria

A bateria do seu carro também exige cuidados especiais durante os meses mais frios do ano. Durante o frio, o óleo lubrificante da bateria fica mais viscoso e se dilata com maior dificuldade, o que exige mais esforço da bateria.

Por conta do esforço, a bateria pode se esgotar mais rapidamente. Se isso acontecer continuamente, a vida útil da bateria fica prejudicada, podendo ser necessária a troca da peça por uma nova.

Cuidar da bateria é uma parte essencial dos cuidados com o carro no frio. Para isso, basta fazer uma revisão no componente com frequência. Leve seu carro a um mecânico de confiança e faça uma vistoria preventiva em todos os componentes da bateria.

É muito importante verificar se o alternador está recarregando a bateria corretamente. Além disso, em dias frios, nunca dê a partida em seu carro com os faróis, o rádio ou outros componentes elétricos ligados.

Felizmente, se a bateria do seu carro já estiver deteriorada, é fácil resolver o problema com a troca por uma nova. Neste caso, conte com a GG Baterias. Faça seu orçamento conosco agora mesmo e tenha toda a assistência necessária para cuidar de seu veículo com qualidade superior, as melhores marcas do mercado e eficiência garantida.