Todos já passamos por essa situação com bateria de carro. Você gira a chave para dar a partida e o motor não entra em combustão. O som do “vonco-vonco” te causa cada vez mais desespero enquanto você continua tentando, não querendo acreditar que isso está acontecendo.

Mas e agora? O que fazer? Vamos parar de pensar no problema e procurar a solução. No post de hoje, você vai ver como fazer um carro sem bateria pegar.

 

Fazendo o carro sem bateria pegar

Verificações

Antes de qualquer coisa, é importante dizer que nem sempre o problema pode ser na bateria. Se quando você girar a chave nenhuma luz do painel se acender, então o problema pode ser na ignição. Se os faróis estiverem funcionando normalmente, também pode não ser um problema da bateria.

Da mesma forma, é sempre válido verificar o tanque de combustível, pois se houver um vazamento ele pode estar vazio. Faça todas as verificações que levariam o carro a não funcionar e, se nada estiver errado, então o problema é na bateria.

 

Como fazer a chupeta

A forma mais fácil e menos danosa de fazer o carro sem bateria pegar é com a velha chupeta. Para isso, você precisará de outro carro que esteja funcionando. Antes de qualquer coisa, verifique onde fica a bateria deste outro carro.

Estacione o carro que está funcionando de forma que as duas baterias fiquem próximas. Então, abra os capôs e verifique os polos das baterias. O positivo (+) tem cabos vermelhos, enquanto o negativo (-) tem cabos pretos.

Desligue absolutamente tudo nos dois carros e depois conecte os cabos exatamente nesta ordem:

  • Vermelho no carro sem carga;
  • Outra extremidade do vermelho no carro com carga;
  • Preto no carro com carga;
  • Outra extremidade do preto em um objeto metálico aterrado.

O aterramento pode ser no próprio carro sem carga, preferencialmente no parafuso que liga o cabo preto ao chassi. Evite ao máximo ligar o aterramento na própria bateria descarregada, pois há risco de produzir faíscas (que podem causar explosões).

Mantenha os dois carros sem nenhum contato físico um com o outro. Dê a partida no carro com carga e deixe a rotação acima do ponto morto por 60 segundos. Dê a partida no carro descarregado sem retirar os cabos da bateria.

Se não funcionar, aguarde mais 5 minutos carregando antes de tentar novamente. Dando certo, remova os cabos na ordem inversa ao qual foram colocados (leia os tópicos de baixo para cima).

Essa é a forma mais segura de fazer um carro sem bateria pegar. O truque de forçar a ignição com o “tranco” deve ser evitado, pois causa danos ao carro, mas em uma emergência, basta deixar o carro descer uma rua sozinho em segunda marcha e soltar a embreagem rapidamente quando atingir os 10 Km/h.

Se mesmo assim não funcionar, você precisará chamar um profissional para levar seu carro a uma oficina ou trocar a bateria no local.

Conheça a GG Baterias Automotivas. Tele Entrega de Baterias em Joinville e Região!