Os preços de todos os tipos de combustível estão nas alturas nos últimos anos. Como se isso não bastasse, o alto consumo de combustível ainda é prejudicial ao meio ambiente. Naturalmente, cada vez mais motoristas buscam alternativas para economizar combustível.

Existem algumas dicas simples que, se forem seguidas, podem te ajudar a economizar bastante combustível ao longo da semana e do mês. Então fique atento a essas dicas e aprenda a economizar combustível todos os dias.

 

Como economizar combustível todos os dias

1 – Atente-se ao seu jeito de dirigir

Uma das melhores dicas para economizar combustível todos os dias é prestar atenção sem seus vícios de direção. Evite acelerar bruscamente só para chegar mais rápido a um semáforo fechado. Da mesma forma, evite acionar o freio com muita frequência e força.

Dirigindo de forma mais equilibrada, consistente e natural, você economiza combustível ao facilitar o trabalho do motor, que não precisará se esforçar tanto para acompanhar o ritmo inconstante de uma direção agressiva.

 

2 – Calibre bem os pneus

Talvez você se lembre de quando andava de bicicleta e o pneu estava murcho. Tanto a direção quanto a aceleração ficavam prejudicadas, exigindo maiores esforços do combustível (no caso, você). Com seu carro, é a mesma coisa.

Então, para economizar combustível todos os dias, mantenha os pneus sempre bem calibrados. Note que pneus bem calibrados é diferente de pneus muito cheios de ar. Siga as recomendações do fabricante e nunca exagere.

 

3 – Evite passar do limite de velocidade

O limite de velocidade não serve apenas para manter a segurança nas estradas. Ele também contribui com a saúde do seu veículo. Quando você ultrapassa a velocidade máxima de uma estrada, está forçando o carro mais do que o necessário.

Uma das formas de economizar combustível todos os dias é mantendo a velocidade no limite ou pouco abaixo dele. A diferença de tempo na chegada não compensará o aumento de consumo se você acelerar demais.

 

4 – Retire tudo o que não for necessário

Peso extra demanda mais esforço. Esta é uma lei da física que se aplica a absolutamente tudo em nossas vidas. Em seu carro, você deve carregar somente o necessário todos os dias. Muitas vezes estamos carregando peso extra há dias e não nos damos conta disso.

A verdade é que para cada 50kg a mais, o aumento no consumo é de cerca de 2%. Some esse consumo em uma semana e você terá um gasto extra considerável. Então, para economizar combustível todos os dias, retire do seu carro o que você não usa, incluindo objetos que parecem não fazer diferença nenhuma. Eles fazem!

 

5 – Evite deixar o motor ligado com o carro parado

Outra forma de economizar combustível todos os dias é desligando o carro sempre que for fazer uma parada rápida. Muitas pessoas pensam que deixar o carro ligado é mais vantajoso devido ao consumo de combustível para dar a partida. Entretanto, o consumo da partida é o mesmo de 10 segundos de motor ligado e parado.

Portanto, de nada adianta deixar o carro ligado por 1 minuto ao invés de o desligar e ligar novamente. Comece a desligar o motor sempre que encostar para falar com alguém, esperar uma pessoa ou deixar alguém desembarcar. A economia será notável.

 

Você já deu uma olhada na sua bateria esse ano? Uma bateria desgastada pode gerar inúmeros problemas que te deixam no meio da estrada no momento mais inesperado. Se precisar trocar sua bateria, conte com a GG Baterias. Trabalhamos apenas com as melhores marcas do mercado, garantindo eficiência e qualidade.